sábado, 13 de março de 2010

Tsunami no Piauí?

Paulo Roberto Rosa (Especialista em riscos geológicos da Universidade Federal da Paraíba) alerta sobre o risco do litoral nordestino, em especial o trecho que fica acima do estado da Paraíba, ser atingido por um tsunami. Isso caso o vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, entre em erupção.

As perspectivas são que ondas gigantes podem chegar ao Brasil (previsão do cientista Steven Ward, da Universidade da Califórnia) sua última manifestação vulcânica foi no século 18, e as erupções obedecem a ciclos de aproximadamente 25 anos. Uma explosão no vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, pode lançar um pedaço de rocha do tamanho de uma ilha dentro do Atlântico, a uma velocidade de até 350 quilômetros por hora. A energia liberada pela erupção seria equivalente ao consumo de eletricidade nos Estados Unidos durante seis meses. As ondas sísmicas se deslocariam pelo Atlântico na velocidade de um avião a jato.

O pesquisador João Adauto de Souza Neto (coordenador do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco) alerta às defesas civis dos estados que podem ser atingidos - Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte - para que estejam preparadas para informar a população em tempo hábil. “Temos que ter um serviço de informações eficiente para a população. O tempo de antecedência com que se conhece um fenômeno é o principal fator.


O serviço de informações poderia ser ao estilo do meteorológico. Isso é o que ocorre em outros países do mundo”, justifica. Quanto mais rápido for conhecida a iminência de uma erupção, diz o geólogo, melhor. e nesse caso rápido seria dias ou horas. “A população do Nordeste que habita as áreas costeiras de relevo mais baixo deveria se deslocar para áreas mais elevadas das cidades litorâneas ou do interior. O recomendado é que fiquem em altitudes superiores às alturas das ondas do mar.” Antes de alcançar Fernando de Noronha, a onda gigante atingiria os Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte. “Paraíba está mais susceptível que Pernambuco”, acredita Paulo Rosa. A onda viajará, prevê João Adauto, numa circunferência crescente e em todas as direções, seguindo para a costa leste dos Estados Unidos e Canadá, Caribe, México e América do Sul.

Porém outros especialistas vêem exageros na previsão sobre o Cumbre Vieja ou sobre o vulcão havaiano de Kilauea. A Sociedade Tsunami, que reúne especialistas de vários países, diz que essas teorias só servem para assustar as pessoas. O grupo argumenta que o Cumbre Vieja não explodiria em uma única rocha e que a onda criada seria muito menor. Estamos falando de milhares de anos no futuro. Qualquer coisa pode acontecer. Um asteróide também poderia cair na Terra", disse George Pararas-Carayannis, fundador da Sociedade Tsunami.

Por: Marcus Antonio (mmatrix5@hotmail.com)

Fonte: Pesquisador alerta para risco de tsunami no Piauí. Portal o Dia. disponível em http://www.sistemaodia.com/noticias/pesquisador-alerta-para-risco-de-tsunami-no-piaui-71829.html acesso em: 12 de março de 2010.

Erupção de vulcão provocará megatsunami na América. Portal Terra. disponível em  http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI448992-EI294,00.html acesso em: 13 de março de 2010.

Imagens de satelite do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma.




Nenhum comentário: